Resenha: Os treze porquês

os_13_porques_jay-asher

“Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.”

Oi amores, geralmente quem faz resenha de livros aqui é Natali mas, esse domingo eu li esse livro por conta do tumblr. O que aconteceu foi que eu estava sábado á noite no tumblr e alguém postou um áudio e um texto para ser acompanhado, e se tratava do começo desse livro. Achei interessante e fui procurar resenhas sobre o livro para ver se ele era bem indicado. Aleatoriamente acabei escolhendo duas resenhas, uma falava bem e a outra nem tanto. Decidi que iria ler e tirar minhas próprias conclusões e aqui estou eu fazendo essa resenha.
Resumidamente o livro conta a história de Hannah Baker uma garota no último ano do colegial que cometeu suicídio. Clay Jensen chega em sua casa depois da aula e se depara com uma caixa de sapatos com fitas cassete com 13 histórias que Hannah afirma ser o motivo pelo qual levou ela a cometer o tal ato. De alguma forma treze pessoas que ela conta através das fitas foram responsáveis por sua morte.
“Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas você é um dos motivos.”
Clay sai pelas ruas da cidade ouvindo a voz de Hannah e a cada fita vai lembrando de partes que ajudam você a entender o contexto da história. Em uma única noite ele escuta as sete fitas cassete e acaba descobrindo segredos de pessoas que ele jurava conhecer.
“As regras são bem simples.São só duas. Número um: você escuta. Numero dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil para você.”
Agora que vocês sabem mais ou menos o contexto da história vou falar o que achei do livro: Eu li o livro em seis horas, ele me prendeu do começo ao fim, com um pouco de suspense e me fez pensar em como coisas que podem parecer pequenas podem ser grandes para alguém. É disso que se trata o livro atos cometidos sem nenhuma importância para alguns e um peso enorme para outros. Hannah a personagem principal da história sofre com boatos espalhados pela escola e como ela mesma diz a partir desses atos o que acontece a seguir vira uma bola de neve. Ela passa a não confiar nas pessoas por achar que elas querem tirar vantagem ou estão erradas por conhecerem ela apenas pelos boatos espalhados por pessoas que ela costumava confiar. Ela não busca ajuda ou busca ajuda tarde demais depois da decisão tomada, A narração é feita por Clay e por Hannah onde ele escuta sua voz através dos fones de ouvido. Depois de ouvir a fita que falava dele, Clay começa a achar que poderia ter impedido o suicídio de Hannah e que ela dava sinais mas não muito claros, se dá conta de que gostava dela e faria qualquer coia para salva-la se soubesse.
Não vou contar o final do livro porque eu quero que vocês leiam e mais duas coisas. A primeira é que você tem que ficar atentos ao detalhes mínimos e alguns personagens que aparecem só em algumas partes, a segunda é que o livro vai virar filme porém procurei e não achei quando ele iria estrear, mas Hannah vai ser interpretada por Selena Gomez.

Imagem Transparente

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha: Os treze porquês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s